O que é o Diabetes Mellitus?

19 de Janeiro de 2011

O diabetes é uma disfunção em que o sangue apresenta glicose em excesso. Isso acontece por causa da falta ou insuficiência de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que controla os níveis de glicose no sangue.

A insulina permite que a glicose penetre nas células do organismo, onde é utilizada como combustível produtor de energia: insulina e glicose

Quando a glicose não consegue penetrar nas células de uma maneira adequada, uma grande parte permanece no sangue e o corpo não obtém o combustível necessário para se manter saudável.

O fígado produz e transporta a glicose para a corrente sanguínea, mas a glicose no sangue surge principalmente com consequênci da digestão de carboidrato, que aparecem na forma de alimentos com amido, batatas, pães e massas, ou alimentos e bebidas açucarados.

Portanto, se após a refeição o corpo não produzir insulina suficiente, os níveis de glicose sobem e permanecem altos no sangue. Níveis altos de glicose no sangue causam vários sintomas.

As causas do diabetes:

Não existe uma causa única para o diabetes, mas parece haver uma combinação de dois fatores: o genético (há maior incidência dentro da mesma família) e os ambientais. Além disso, os cientistas ainda não conseguem afirmar com total certeza o que faz o pâncreas parar de produzir insulina suficiente.

Pode ser que um vírus ou o próprio sistema imunológico do organismo destrua as células produtoras de insulina no pâncreas. O Diabetes Mellitus tipo II também está relacionado à  obesidade, especialmente quando há excesso de gordura em volta do estômago. A obesidade cresce no mundo todo, assim como o DM tipo II.

Os principais sintomas da Diabetes Mellitus são:

  • Fome excessiva;
  • Aumento na frequência urinária, especialmente durante a noite;
  • Perda ou ganho de peso repentina;
  • Muita sede e boca seca;
  • Tonturas;
  • Desânimos, fraquezas, cansaços e sonolência;
  • Alterações visuais (visão embaçada);
  • Dores nas pernas,causados por má circulação;
  • Inflamações frequentes (pele, urina e genitais);
  • Cansaço;
  • Difícil cicatrização.
     

Atenção: No DM tipo I estes sintomas surgem de maneira rápida, enquanto que, no do tipo II ele podem estar ausentes ou aparecerem de forma lenta e gradual.

Diabetes Mellitus Tipo I

O diabetes Tipo 1 aparece como resultado de uma destruição das células beta produtoras de insulina por engano, pois o organismo acha que são corpos estranhos. Isso é chamado de resposta auto-imune. Surge com frequência em crianças e jovens.

Demanda o uso de insulina para o seu controle além de dieta adequada e exercícios físicos.
 

Diabetes Mellitus Tipo II

Sua incidência é maior em adultos (geralmente após os 40 anos de idade) e é mais frequênte do que se imagina.
O principal fator de risco é a obesidade e a história familiar.

Uma de suas peculiaridades é a contínua produção de insulina pelo pâncreas. O problema está na incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Por muitas razões suas células não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sanguínea. Esta é uma anomalia chamada de "resistência insulínica".

O diabetes tipo II é cerca de 8 a 10 vezes mais comum que o tipo I e pode responder ao tratamento com dieta e exercício físico. Outras vezes vai necessitar de medicamentos orais e, por fim, a combinação destes com a insulina.

O consumo de alimentos que causam menores aumentos da glicemia é aconselhado. Dando preferência a ingestão de alimentos crus como saladas e frutas. Alimentos ricos em fibras solúveis são especialmente recomendados, pois retarda o esvaziamento gástrico (faz com que os alimentos fiquem mais tempo no estômago), reduz a absorção de glicose dos alimentos e dificulta a absorção de lipídios e colesterol a partir do intestino.

"Consultas regulares ao nutricionista são muito importantes, porque ele é capaz de determinar as quantidades exatas dos alimentos de cada grupo que cada individuo deve consumir. O diabético que segue a dieta prescrita tem menor chance de apresentar as complicações tardias".

« Voltar
2014 © - Todos os Direitos Reservados | Avenida Boa Vista, 109 - Bairro Brasil - Itu - SP | Tel.: 11 4013-0607
fourbrasil